quinta-feira, março 09, 2006

Bandeirada

Em seguimento ao post anterior, veio-me à cabeça um pensamento que nunca me tinha surgido.

Pus-me a reparar nas bandeiras dos principais partidos representantes dos nossos desejos eleitorais e analisei (de ânimo leve e de forma muito subjectiva e que a maioria poderá discordar facilmente) os simbolos lá representados. Estranhamente, nem com os cartazes sobre a exposição da Casa de Serralves presente na casa dos nossos representantes esta ideia se me pôs.
A ideia base é que, em todas as bandeiras existem símbolos pontiagudos, potencialmente agressivos.
Não me questiono da potencial estratégia de marketing subjacente a cada uma, ou das fundamentações ideológicas ligadas a cada corrente de pensamento político (se é que as há hoje em dia?); estou simplesmente interessado em 'ver' os símbolos que lá estão e de certa forma moldá-los para confirmar a minha ideia.

Começando pelo mais evidente, mas se calhar menos caché. O partido da foice e do martelo. São símbolos que já vêm de longa data e que representam de certa forma o ideal subjacente às origens do partido em questão. Tendo origem num tempo em que muitos dos ideais políticos começaram a criar raízes, estes símbolos terão mais significado que os restantes a nível ideológico, e por isso disse que serão os que menos escondem. Geometricamente são de facto símbolos pontiagudos (pelo menos a foice) e que mostram alguma agressividade (luta de classes e por aí fora).

O partido dos democratas-cristãos tem como símbolos na bandeira, um círculo e duas setas apontadas a este. São inequivocamente objectos pontiagudos, à primeira vista não são agressivos mas também não sei o que possa significar aquela disposição espacial das setas (normalmente indicam um sentido ou uma orientação).

Os sociais-democratas têm como bandeira uma seta em sentido ascendente (antes eram três setas paralelas, mas com a modernização foi estilizado o símbolo, perdendo-se com isso associações que facilitavam a vida a muito boa gente que vulgarmente as identificava como 'as chaminés'). Mais uma vez as setas presentes na simbologia partidária (e mais uma vez me interrogo do seu significado, se bem que a ideia de indicar um sentido seja mais legível aqui que no outro caso).

Os 'gajos' do partido actualmente no governo são os que mais disfarçados estão. Têm como símbolo a rosa, à primeira vista um símbolo nada agressivo, que transmite uma ideia serena e de harmonia. Podem perguntar com legitimidade: Sinais de símbolos pontiagudos, estão então onde? Dir-vos-ei que estão na própria rosa - os espinhos! Como é de conhecimento comum, (quase) todas as rosas têm espinhos, algo que a maioria de nós já sentiu na pele. É claro que é uma ideia rebuscada e muito escondida, mas como disse de início, tentei moldar os símbolos ao meu propósito. Quanto à agressividade, de facto não leio muita agressividade no símbolo (tirando a razão biológica para as rosas terem espinhos - defesa própria), mas também não nos esqueçamos do símbolo antigo, o punho erguido, esse sim cheio de força e de agressividade (pontiagudo seria se as unhas estivessem crescidas).

Os que se juntaram em bloco canhoto, parecem escapar à primeira vista desta análise, mas fazendo um exercício imaginativo, aquele boneco deles tem uns membros pontiagudos. Se imaginarmos pegar nele, só pela cabeça é que não nos picávamos.

No fim de contas, a única malta que não mostra símbolos pontiagudos ou agressivos no seu estandarte partidário (com assento na Assembleia) é a malta do partido ecologista. Pelo menos ainda não fiz nenhum exercício mental para descobrir pontas ou agressividade num girassol (se bem que agora vendo bem... os girassóis crescem para o alto em proporções maiores às das plantas circundantes para poderem captar melhor a luz solar - agressividade clara em relação à vizinhança; e estão sempre orientados para o sol - o que sugere seta e por si, pontiagudo... très caché!!).

Nunca entendi muito bem estas politiquices...

9 comentários:

sara cacao disse...

E o partido humanista?!... :p

By the way, ainda bem que sou apartidária não fosse cravar uma ponta no meio do olho! *risos*

sara cacao disse...

Ah, one more little thing, bem apanhado o post em si! ;)

Duarte disse...

Lembrei-me dos humanistas, mas como (pelo que me lembro) não se sentam no semi-círculo, quis manter uma certa consitência em termos de critérios (já que a teoria não é propriamente á prova de bala).
E no símbolo de infinito também não há muita ponta que se lhe atribua (geometricamente for sure, na análise do simbolo, já há qualquer coisa: mais ou menos infinito -> noção de sentido para um lado -> seta -> pontiagudo).
Também me veio à cabeça o símbolo da campanha do garcia pereira (duas setas) mas nem o pctp é incluído na análise, quanto mais um movimento de um cidadão.
Os monárquicos têm lá o 'garfo' deles (de certa forma pontiagudo, possivelmente agressivo) mas também não entram em jogo (se bem que tive dúvidas se algum deles se senta lá para a ponta direita? mas em caso de dúvida, deixei-os de fora).

Duarte disse...

Mas creio que possa haver alguma lógica nisto tudo para além da mera coincidência.

sara cacao disse...

Lógica agressiva, sim, sem dúvida! ;)

Duarte disse...

Será melhor passarmos a andar de capacete na cabeça e de colete à prova de pontas??? Vou propor que o fornecimento deste material a todos os cidadãos seja a nova bandeira do eterno candidato Manuel João Vieira (já que há uns anos prometia uma russa para cada português, acho que não será descabida a minha sugestão). Falando nele, não tenho ideia de qual era o símbolo da campanha dele... mas não me admirava que fosse algo fálico -> pontiagudo e agressivo...

sara cacao disse...

Xiii... No verão pode ser incomodativo andar de capacete e colete atrás ainda mais agora que sou uma ciclista'nata com chocolate quente!

Duarte disse...

that brings to my mind an image of some muffins taful's made, with melting chocolate on the inside... :p

mas agora que és uma 'bícicle' (em vez de bípede), sabes que um capacete é essencial para circular por aí, e um colete (reflector, não à prova de bala, tá certo) dá sempre jeito para fazeres-te ver aos outros.

sara cacao disse...

Hmmm, tenho de pensar em ter um kit para os meios passeios matinais e ao fim da tarde:

- Capacete
- Colete refletor
- Mace :p