domingo, novembro 19, 2006

De fio a pavio

Qual o sentido? Tal como muitos outros dizeres e ditados que costumamos usar, não temos presente quando os evocamos (claro que falo por mim mas creio que seja uma situação generalizada), qual será a sua origem, o seu significado, como foi construído, qual o propósito inicial que tinha.
Hoje ao ver no cinema acenderem uma vela veio-me à cabeça a expressão "de fio a pavio". Fiquei um pouco a pensar sobre isso e rapidamente concluí que deveria ter algo a ver com o processo que envolve a feitura de pavios para as velas. Suponho que (e falo sem o mínimo de conhecimento de causa, exceptuando a observação que já fiz de alguns pavios ao longo da minha vida) os pavios sejam constituídos por vários fios singulares que se enrolam em conjunto, formando o todo final que arde nas velas. O exemplo prático que me lembrei para esta expressão foi "ler o livro de fio a pavio", ou seja, começar a ler o livro, página a página, capítulo a capítulo até atingir o seu final e ficar com a ideia global que nos queria ser transmitida nessas folhas. Não sei se esta minha interpretação da expressão é verosímel ou se é um completo disparate, mas fez sentido na minha cabeça. E como estava a apreciar o filme, achei que me podia ficar por ali no que a estes devaneios diz respeito.

1 comentário:

Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom