sexta-feira, fevereiro 08, 2008

Com um brilhozinho nos olhos

Estava a ver que não ia conseguir entrar aqui hoje. Logo agora que, após 3 meses e meio, consegui encontrar um minuto para escrevinhar alguma coisa, vi seriamente ameaçada a minha entrada no bloguer... isto porque o menu estava todo em árabe, da direita para a esquerda, onde as únicas palavras reconhecíveis eram as da minha conta de email que já aparece por defeito. Felizmente, mesmo escrevendo a password no sentido contrário, consegui entrar! Ah, tout ça parce que je suis au Maroc maintenant! C'est vrai. Mas felizmente que andei por muitos outros sítios entretanto... era isso que me vinha à cabeça agora, o diálogo que tive há pouco mais de um ano, quando enclausurado em casa em recuperação da operação, revelava as minhas ambições para o ano que então se fazia anunciar. 2007 seria, nos meus planos de então, um ano repleto de viagens pelo Mundo fora (porque a ideia era deixar a Europa para os anos de maior maturidade e explorar o resto do Mundo agora na frescura da juventude), com muitos continentes percorridos e muitas experiências para contar. Os planos não correram exactamente como o imaginado, pas de tout, mas numa perspectiva enviosada consegui muito do que queria. E não se julgue que a falta de crónicas ou relatos se deva à falta de concretização. Até porque não me recordo de ter viajado tanto num só ano.
Gostava (e pode ser que ainda o consiga vir a fazer) de relatar mais ao promenor todos os destinos e todas as experiências por que passei desde então, mas brevemente, consegui concretizar o desejo de voltar a matar saudades de Londres (business and pleasure); de matar saudades dos amigos que estão longe, não necessariamente no seu ponto de exílio, mas noutro país tão interessante como Itália (deu para conhecer Milão ao detalhe, o Lago Magiore, Florença, Pisa e Bolonha em contra relógio individual); descobrir de carro uma região tão bela como a Cataluña (mesmo que tenha implicado desilusões humanas), cheia de vilas à beira mar maravilhosamente calmas e agradáveis (Cadaqués), serras por descobrir (San Pere des Rodes), cabos por explorar (Cap de Creus) e ainda aproveitar para uma passagem breve por Barcelona para relembrar outras estadias; descobrir de bicicleta uma linda cidade que é Amesterdão (cujos atributos que a fazem hoje em dia chamativa para os turistas são o menos interessantes naquela rede de canais 'inundados' de velocípedes) e aproveitar para relaxar na bela Costa Vicentina, disfrutando de belas praias, grandes jantaradas e festa com os amigos. Por fim, heis-me aqui, au Maroc, por motivos de força maior, numa cidade alienada como é Casablanca. Pode ter o seu quê de interessante e belo, não só a cidade, mas certamente o país, mas a saturação do dia a dia não deixa grandes anseios por demorar muito mais. Mas justiça seja feita, que ainda há pequenos promenores que dão uma alegria no peito e revelam como as coisas menos vistosas podem ser bonitas na sua essência. E com isto tudo dá para ver como cumpri em parte os meus objectivos, sendo que afinal a Europa foi previligiada, mas ainda deu para por um pé em África pela primeira vez. Ficou por cumprir foi o desejo de ir fazer umas visitas à Big Apple, mas outras oportunidades surgirão.
Bem, fico-me por aqui porque o título deste post já se começa a justificar com o sono que me está a vir e para com o qual estou já em falta em algumas horas... (e espero que no fim de semana possa comprar o CD ao vivo e alegrar-me com esta e outras canções). Conto mais tarde recordar as outras experiências pessoais que me acompanharam nestas e em outras viagens no ano transacto - sim, porque agora já se iniciou outro ano gregoriano e há outros objectivos a (tentar) cumprir.

3 comentários:

Anónimo disse...

Há muito que não escrevias, e já sentia a falta... as coisas que muitas vezes não se se diz pessoalmente são mais fáceis de escrever, e felizmente, tens o jeito e o feitio para o fazer...
Espero que 2008 continue a ser o ano de vacas gordas, tanto para ti como para aqueles que te rodeiam; e que continues a viajar tanto como viajaste nos últimos anos; e se fores à big apple, lembra-te de nós que também queremos ver pessoalmente como aquilo é.
PS: Foi pena que a tua mulher tenha tido que trabalhar que gostaria de a conhecer, já que sendo tua escolha só pode ser uma pessoa especial e espectacular, fica para a próxima.
Grande abraço, Rui!!

M disse...

Meu querido, realmente a vida tem destas coisas... afastam-nos das pessoas que gostamos sem nós pedirmos, tu foste um dos casos!!! Agora também pertenço a este mundo do blogger, vai visitar-me.
E não digas que não sabes quem eu sou!!!

Beijinho grande

Duarte disse...

Já fui visitar o teu blog e pela rápida vista de olhos que pude dar (como perceberás pela frequência com que publico não ando com muito tempo para andar pelos blogs), acho que sei quem és... o que te denunciou foi um post onde falas das visitas ao museu (museu -> azuleijos -> restauração -> m!), para além das vistas dos miradouros da tua zona também darem uma boa pista.
Beijinhos!