sábado, abril 14, 2007

Promises to keep, explanations to give... better later than never

No início de Março passado tive mais uma vez a oportunidade de ir visitar a Londres os meus já habituais anfitriães. No sábado à noite que lá passei, fizemos um jantar na sua casa - Caipirinhas, Humus, Salsa mexicana, Guacamole, Tortilhas e Crackers para entrada e um fenomenal Chili con Carne para prato principal. Deva-se acrescentar que a Salsa puxou bastante pelas Caipirinhas, não sei porquê mas foram escolher logo a mais picante que se vendia no supermercado! Mas ninguém se recusou a provar e todos sentimos os calores que aquilo dava! Enfim, foi um óptimo repasto e que me deixou a espirrar no final. E aqui é que está a causa deste post - os espirros. Na altura fiz as explicações do fenómeno e também prometi que o meu próximo post no blog seria acerca do assunto. E não será por a distância temporal a esse momento ser já prolongada ou por a distância fisica que me separa deles incluir várias nações e um mar pelo meio que essas explicações não sejam devidas.
Já é algo que me acompanha desde que me lembro de mim. As primeiras manifestações deste género não eram minhas (se eu bem me lembro); eram antes do meu pai*, que normalmente após uma refeição bem provida soltava repetidos espirros (contam as lendas que seriam sete) em alto e bom som, sem qualquer limitação em termos de décibeis. As pessoas que presenciavam aquela manifestação pela primeira vez ficavam sempre impressionadas e meio estupfactas com o fenómeno... e faziam sempre questão de desejar saúde ou de o chamar de santinho (coisa em que não acredito são santos, tanto na terra como em qualquer outro lado), mas logo de seguida vinha a explicação dada em primeira mão e na primeira pessoa: aquilo não era uma reacção ao frio, vento ou uma corrente de ar; aquilo era ‘alergia à comida’! Não sei se é geneticamente transmissível ou se é meramente mimico, mas o certo é que com o passar dos tempos, sempre que havia uma refeição que me ‘enche as medidas’, comecei eu também a espirrar várias vezes seguidas em alto e bom som. E claro que a minha explicação não poderia ser diferente da orgulhosamente herdada – ‘alergia à comida’.
Foi isso que mais uma vez fiz em Londres após o jantar, quando comecei a espirrar desalmadamente e os meus parceiros de refeição olhavam para mim meio espantados. Vi-me na obrigação de lhes dar a explicação por completo, em várias linguas, falada e escrita e com todo o background que merece. E acrescentei uma parte de fundamentação pseudo-científica que comecei a elaborar faz já alguns anos. O que é que se quereria dizer com ‘alergia à comida’, sempre que ficando cheio de uma refeição isso nos faz espirrar? Para mim pode ter alguma ponta de explicação científica, senão vejamos: uma refeição deste género implica que o estômago está cheio até não poder mais, completamente dilatado e a começar a ocupar os espaços circundantes dentro do corpo. Isto implica que vários órgãos vizinhos são afectados por esta dilatação. Pensado que para cima do estômago estão os pulmões e que entre os últimos e o primeiro está o diafragma (pelo que eu me lembro das aulas de ciências da naturaza), faz parte da minha argumentação que os espirros da ‘alergia à comida’ serão então provocados pelos estímulos dados ao diafragma pela dilatação estomacal. Pode ser que um dia alguém o prove. Eu decerto que não deixarei de espirrar devido a esta causa, por isso creio que em certas refeições poderei ser um bom objecto de estudo. E já agora, numa próxima ocasião destas, não espero ser canonizado ou ficar mais saudável, apenas que tenha tido bom proveito do repasto!


* e já que o atraso foi tanto que calhou nesta data, são então devidas as felicitações pelo aniversário: Muitos Parabéns e Muitas Saudades!!!

2 comentários:

PÂMELA disse...

Queria saber por que meu pai espirra muito após as refeições,queria saber como acabar com esses espirros desnecessários.

Anónimo disse...

não sei porque, mas acontece comigo...sempre que termino uma refeição espirro loucamente. Encontrei no seu blog esta coisidencia. Vejamos se alguem tem explicações...incluvi acabei de espirrar ao postar este comentario! aaatchimmm!!! desculpe! ai, ai...alguem faça isso parar!.